terça-feira, 27 de outubro de 2009

A aula de Inglês

Todos os anos, tenho alunos que mostram alguma resistência inicial às aulas de Inglês, por considerarem que nunca conseguem ter aproveitamento na disciplina. Esses alunos referem frequentemente :"Não vale a pena professora, não percebo nada de Inglês!", "Tiro sempre negativa a esta disciplina!" ou até "Mas porque razão temos de ter aulas de Inglês?". Estes alunos representam, normalmente, um grande desafio para mim. Surgem, de imediato, inúmeras questões que me afectam como docente: Como poderei reverter esta situação?; Quais serão as estratégias mais adequadas para a recuperação dos alunos com maiores dificuldades na língua estrangeira? Como envolver/cativar o aluno no seu processo de recuperação?; Que papel devo assumir como professora? Como devo definir/organizar o meu trabalho com os alunos; etc.
As respostas a estas questões continuam, a meu ver, a assentar no seguinte: a motivação e a laboração constante dos alunos são fundamentais no processo ensino-aprendizagem. Uma boa relação pedagógica, o respeito pelas caracteristicas e interesses dos alunos, a diversificação de materiais/estratégias, o recurso às novas tecnologias e a materiais autênticos, o fornecimento de baterias de exercicios, a promoção de actividades lúdicas, e a representação de situações do quotidiano permitem , no meu entender, a progressiva recuperação e evolução dos alunos.
Esta tarefa não é fácil, pois os alunos trazem muitas vezes consigo uma acentuada falta de pré-requisitos essenciais ao desenvolvimento de novos conteúdos. Contudo, considero que mais importante do que ensinar os alunos é insistir e promover a ideia de que se aprende por tentativa e erro. A tarefa, nem sempre é fácil, mas ajudá-los a aprender deve continuar a assumir o papel essencial de qualquer professor de língua estrangeira.

2 comentários:

  1. Esses casos são realmente muito complicados mas a Madalena parece ter muito boas ideias para os abordar. Nem sempre se consegue, mas cada um que se consegue recuperar dá-nos muita força par continuar a tentar, acho eu.

    ResponderEliminar
  2. Ola madalena . Partilho da tua opinião e preocupações em relação à utilização dos Blogues. Acho que é uma ferramenta com imenso potencial que podemos explorar com os nossos alunos, embora o contexto do nosso ensino nem sempre favoreça o incremento real de práticas inovadoras

    ResponderEliminar