sábado, 7 de novembro de 2009

Blog - uma ferramenta de trabalho

Um blog é uma página na Internet onde se pode escrever acerca de conteúdos diversos e trocar opiniões com outros visitantes. Trata-se de um espaço interactivo, uma espécie de correio online com entradas cronológicas.

A criação/utilização de um blog para alunos de línguas estrangeiras oferece inúmeras vantagens, pois representa um processo de obter informação e comunicar na língua estrangeira fora da sala de aula. Os alunos podem trocar impressões entre si e/ou entre o(s) professor(s), desenvolvendo o gosto pela língua que estão a aprender. Os alunos são convidados a partilhar opiniões, materiais e saberes relacionados com os conteúdos abordados nas aulas. Esta ferramenta permite que o aluno,não só melhore a sua aprendizagem na língua alvo, bem como usufrua de um espaço lúdico-didáctico.

Ora, tendo em conta que:

-os alunos, hoje em dia, estão bastante motivados para as novas tecnologias;
- de um modo geral, as escolas dispõem de equipamento informático que poderá proporcionar a aquisição de novos conhecimentos;
- há a necessidade de consolidar novo vocabulário e estruturas morfossintáticas da língua estrangeira ligadas à utilização das novas tecnologias;
- frequentemente não são criadas, na sala de aula, as condições favoráveis à individualização do processo de ensino-aprendizagem, nem momentos de carácter mais lúdico com vista a uma maior motivação dos alunos,

faz todo o sentido a criação de projectos de intervenção pedagógica, mediante a utilização de blogs, no âmbito da língua inglesa. Deste modo, a implementação de um blog de língua inglesa poderá ter as seguintes finalidades:

- motivar os alunos para o uso da língua inglesa fora da aula, recorrendo às novas tecnologias;
- divulgar/trocar informação (trabalhos, opiniões, ideias) junto da comunidade escolar e fora dela;
- rentabilizar os recursos existentes na escola e de acordo com necessidades de um projecto de blog.

Por conseguinte, a utilização de blogs no ensino da língua inglesa poderá ter vários objectivos:

-promover o contacto com outros alunos (de outras turmas/escolas, no país e/ou no estrangeiro), utilizando a língua inglesa;
-desenvolver o gosto pelo escrita e o uso da língua inglesa;
-diversificar estratégias/actividades no ensino da língua;
-promover a criatividade dos alunos.

A dinamização de um blog permite, desta forma, o desenvolvimento de diversas actividades com os alunos: realização de fóruns de discussão (sobre temas diversos e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas), promovendo a aquisição de novo vocabulário e estruturas morfossintáticas da língua inglesa e elaboração de materiais/recursos que poderão ser utilizados/consultados dentro e/ou fora da escola.

O plano de trabalho deverá ter como objectivo motivar o aluno para o uso da língua estrangeira e deverá ajudá-lo a consolidar os seus próprios métodos de trabalho/estudo de forma a rentabilizar a sua aprendizagem.

Como intervenientes desta nova ferramenta de trabalho estão, sem dúvida, os professores de língua inglesa e os alunos. Qualquer aluno, com poucos ou muitos conhecimentos, pode usufruir deste espaço e usar a língua inglesa dentro e/ou fora da sala de aula.

Existem, como em tudo, algumas contrapartidas que poderão dificultar o trabalho do professor e dos alunos. Por se tratar de um espaço online, um blog representa uma porta aberta para o mundo inteiro. Em qualquer ponto do mundo, qualquer visitante pode aceder ao blog e consultar/partilhar a informação contida nele. Os professores e os alunos envolvidos no blog deverão ser cuidadosos na partilha de informação, de modo a salvaguardar os objectivos pedagógicos do mesmo. A manutenção de um blog requer uma atenção constante por parte dos seus intervenientes, pois pode surgir, a qualquer altura, a necessidade de banir intrusos indesejáveis e inadequados ao projecto do blog.

Por outro lado, a implementação/criação de blogs exige determinado hnowhow aos professores implementadores. Os professores necessitam de tempo para se ambientarem no mundo on line e dos seus inúmeros recursos. A criação de um blog e a sua dinamização poderão causar inúmeras dificuldades iniciais para qualquer estreante.

É igualmente importante que as escolas disponham de equipamento informático adequado, em numero suficiente e de fácil acesso aos professores e alunos.

Por outro lado, a manutenção de um blog didáctico exige, por parte dos professores, uma monitorização e uma resposta constantes. Ora, dadas as condições actuais nas escolas, nem sempre isso é possível. Os alunos poderão exigir por parte do professor feedback e comentários aos seus posts quase imediatos e o professor normalmente não dispõe de tempo para isso.

No entanto, considero que, apesar destas contrapartidas, o blog poderá ser uma ferramenta de trabalho bastante útil, no âmbito do ensino da língua inglesa, devido às inúmeras potencialidades que referi anteriormente. Os alunos podem desenvolver as suas competências linguísticas de uma forma inovadora e lúdica, com outros colegas, de outras turmas e de outras escolas.